domingo, 8 de janeiro de 2012

Livros Clássicos que podem ser baixados de graça da Internet

Há uma coisa chamada domínio público no qual facilita a vida de várias pessoas. O domínio público, no Brasil, acontece após 70 anos da morte do autor. Quando isso acontece, os direitos comerciais são liberados! No site Domínio Publico você pode baixar várias obras literárias de graça e ainda LEGALMENTE!

Eu sei que não há cheiro melhor do que aquele cheirinho de livro novo. Isso eu nunca vou discordar de jeito nenhum. Mas para quem não faz tanta questão assim ou a grana está curta e assim como eu, gosta ou precisa ler aqueles clássicos da literatura brasileira para o vestibular ou para escola, com certeza está na vantagem.

Confira alguns livros que você pode encontrar para baixar sem pagar nada.

Literatura nacional:


1) Machado de Assis, Dom Casmurro

O personagem principal é Bento Santiago e retrata no livro um resumo de sua mocidade até os tempos em que está escrevendo o livro. Ele escreve sobre sua vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que vem junto com esse relacionamento, que acaba sendo o enredo principal da trama.

2) Euclides da Cunha, Os sertões

Narra a Guerra de Canudos que aconteceu no interior da Bahia. O conteúdo do livro consiste em: A terra, que é estudado o relevo, a fauna, a flora e o clima da região nordestina, sem contar a seca! ; O homem, no qual afirma que o determinismo julgava que o homem é o produto do meio, da raça e do momento histórico.

Há também por trás disso uma psicologia sobre o sertanejo e seus costumes; E por ultimo, mas não menos importante, A Luta, que fala sobre a Guerra de Canudos e detalha os fatos de como essa guerra dizimou a população de Canudos.
3) José de Alencar, Iracema


Conta de forma poética o amor quase impossível entre um branco, pela índia Iracema. Também explica de maneira poética as origens do Ceará.


4) Raul Pompéia, O Ateneu

O livro conta a história de um menino que é enviado para um colégio interno renomado na cidade do Rio de Janeiro, denominado Ateneu. Comandado pelo diretor Aristarco, o colégio possui regras rígidas e princípios de aristocracia da época.

5) Bernardo Guimarães, A escrava Isaura

No livro são contados as aventuras e desventuras da escrava Isaura em busca de sua liberdade.

Literatura Internacional:


1) Dante Alighieri, Divina Comédia

É um poema épico e teológico. Dividido em três parte: Inferno, Purgatório, Paraíso. Chama-se “Divina Comédia”, não por ser engraçado, mas sim por terminar no Paraíso, um lugar bom.

2) Franz Kafka, A metamorfose

Narra a história de Gregor Samsa, que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente a família. Numa manhã ao acordar, ele percebe que se transformou em um inseto horrível. A princípio seus pensamentos são práticos relacionados com a sua metamorfose. Depois as preocupações passam para um estado psicológico e até sentimental.

3) Victor Hugo, Os miseráveis (em inglês)

A história se passa na França no século XIX, entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo e os motins de junho de 1832.Daqui resulta, por cinco volumes, a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram algumas pessoas que vão dar seus nomes para os diferentes volumes do romance, testemunhando a miséria deste século, a pobreza miserável de: Fantine, Cosette, Marius, Thénardier e o inspetor Javert.

4) Leo Tolstoi, Guerra e Paz (em inglês)

O livro narra a história da Russia à época de Napoleão Bonaparte. A riqueza e realismo de seus detalhes assim como suas numerosas descrições psicológicas fazem com que seja considerado um dos maiores livros da História da Literatura.

5) William Shakespeare, Hamlet  (em inglês)

É uma tragédia! Conta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet.

A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.

E tem mais…


Aqui vai uma lista de sites que você pode encontrar uma série de livros que possuem domínio público para baixar os livros grátis. Confira:

E pra quem gosta de ler em inglês e tem muita facilidade (é, porque esses livros já são complicados quando traduzidos, imagine na sua língua de origem), pode entrar no Open Library e fazer o download de mais algumas obras em inglês! Divirtam-se!

18 comentários:

  1. Maria Laura, achei muito interessante a questão do domínio. É bom para quem vai fazer vestibular, já que tem que ler vários dos clássicos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?Bacana saber que eles podem ser baixadosAssim fica muito mais acessívelBeijos @pocketlibrohttp://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!Eu já conhecia o Domínio Público, mas não gosto muito de ler no computador. Mas, de fato, o site é um quebra galho dos bons!Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá!!Adorei esse post. Apesar de já conhecer essa lei e o site, é legal passar isso para o pessoal!E se posso recomendar um livro, leiam "Os miseráveis" é ótimo!Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Ótima dica, Bruno! Conheço o site porque foi bastante compartilhado na minha universidade, mas claro que prefiro ter o livrinho em mãos. Outro fato é que eu não consigo ler no computador, talvez se eu tivesse um tablet... kkkkBeijos,whosthanny.com

    ResponderExcluir
  6. Eu to muuuito querendo ler o máximo de clássicos que eu conseguir esse ano, mas ler os internacionais em inglês acho que eu não vou conseguir ler pelo computador não OSHAOSHAOSHAHOSOHH Prefiro ir ao sebo e comprar eles por um preço baratinho, que com certeza são, do que baixar e ler pelo pc (:Beeeijo Kaká

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria Laura, gostei bastante desse post, é legal saber onde pode baixar esses clássicos, não que tenho vontade de ler, mas geralmente esses livros são muito cobrados em provas de vestibular. Desses li somente os miseráveis que é ótimo! Caique Fortunato - Entre páginas de livros / Twitter

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post...Muito útil...Apesar que tem alguns clássicos que são meio cansativos, muitos também são muito bons.Dom Casmurro é um que eu adoro... ^^Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruno!Acho tão legal de achar esse livros pra baixar. Afinal de contas eles já venderam 12982893 livros, e n é o mesmo caso de um autor que está começando agora e n quer seu livro de jeito nenhum em formato e-book pra n atrapalhar a venda.E clássico é clássico, uma hora vc vai acabar lendo heheheabraço,tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  10. Muuuuito bom, Bruno!Ainda não conhecia o Domínio Público, mas como não costumo ler muito no computador, não teria como correr atrás da informação mesmo.Mas adorei! Clássicos são clássicos, né! :)Beijo,SamuelyBlackbird Lonely

    ResponderExcluir
  11. Estou contigo, não há nada como cheirinho de livro novo (ou de livro velho *-* adoro cheirinho de livros!)! Para muitas pessoas, não é trivial comprar um livor, mesmo que seja baratinho... ou por falta de dinheiro ou por qualquer outro motivo. Então, acho muito bacana que os livros de domínio público sejam disponibilizados para download gratuito! Sou totalmente contra piratear e-books, mas a livros gratuitos de domínio público são super bem-vindos para aumentar o número de leitores!!!Beijos,NanieNanie's World

    ResponderExcluir
  12. Ah, já disse que adoro os seus posts? São sempre tão dinâmicos :) Como você também prefiro os livros em mãos, nada melhor do que cheirinho de livro novo, porém ando proibida de fazer compras, então já viu né?! Tenho que me virar. Estou louca para ler Machado de Assis vou lá fazer download de alguns livros.Beijos&beijosBook is life

    ResponderExcluir
  13. Baixar livros SEMPRE é legal.Como o Código Penal Brasileiro, em seu artigo 184, parágrafos 1,2 e 3 determina que deve haver o INTUITO DE LUCRO (direto ou indireto), não comete pirataria aquele que compra ou faz download de arquivos para uso privado. E o parágrafo quarto acrescentado pela Lei n° 10.695 ao artigo 184 do Código Penal Brasileiro, autoriza expressamente a cópia integral de obras intelectuais, ficando dispensada, pois, a "expressa autorização do titular". Assim, se não vender ou alugar, baixe e copie á vontade! É DIREITO seu...Por que a pirataria não é e nunca foi crime...Se você baixa arquivos MP3, vídeos, etc, e se preocupa em "ser pego", esqueça. Não existe tal coisa!Baixar arquivos – qualquer um - é absolutamente LEGAL, pela legislação brasileira. Sempre que você reproduz um DVD, você ve a clássica tela azul avistando que pirataria é crime e deve ser condenada etc, etc e tal. Eles estão certos, mas apenas parcialmente. Propositalmente omitem uma “pequena parte” descrita no Código Penal Brasileiro: pirataria não é crime se você NÃO TIVER INTUITO DE LUCRO! Isso mesmo! Se você não estiver VENDENDO OU ALUGANDO as músicas, filmes ou jogos que você baixa pelo thepiratebay ou mininova (etc...), você está totalmente dentro da lei. Isso é completamente legal!E existem vários blogs que compartilham livros de todo o tipo, inclusive os últimos lançamentos.Confira: Baixar Bons Livros, Rei do EBook, Livros Grátis, Livros de Graça, Expresso Literário, Livros Download.

    ResponderExcluir
  14. em uma certa tarde, nada para fazer, li a bibliografia do franz kafka... da forma que o livro o relata, deve ser um ótimo escritor.

    ResponderExcluir
  15. Muito legal esta postagem. Parabéns!A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.Convido você a conhecer também o novo agregador Pop Blogs: http://www.popblogs.netConfira o melhor conteúdo da Internet, aproveite para divulgar quantas postagens você quiser todos os dias (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links publicados em nosso site, Facebook, Twitter e aumente exponencialmente as visitas e o sucesso de seu blog.

    ResponderExcluir
  16. adreseaza.“Amintiri din copilarie” reprezinta opera de maturitate artistica a lui Creanga, dovedind un scriitor pe deplin format, cu un stil rafinat si centrale termice cu o exceptional http://www.ghidonline.name a capacitate de fixare a unui univers uman necunoscut pana atunci in literatura romana. Cartea este un “roman” al.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom,

    Acrescente a sua lista o http://www.elivros-gratis.net

    Tem muito material em dominio publico e de escritores amadores tambem.

    Até!

    ResponderExcluir
  18. Acho muito legal disponibilizarem os livros classicos no internet, isso ajuda muito para quem vai prestar vestibular ^^

    Abraços
    vivi

    ResponderExcluir